quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O Livro do Meio




04.05.06


Se Portugal fosse uma marca, e se nada fosse feito, estaríamos em risco de desaparecer. São os media que o dizem, com base num estudo de mercado feito agora pela TNS Portugal.
Sinto-me vingado, Fáfá.
Quando propus Portuguex, há mais de vinte anos, cometi um crime hediondo: o de lesa-pátria. Pensei que dava nessa altura uma ajuda à criatividade que faltava. Nesse tempo, o país ainda tinha onde cair, vivo ou morto. Os nativos mais jovens, assanhados pelo desejo de sobreviver, gritavam odes curtas à nova sociedade democrática. Os velhos, ficavam em casa a pedir a Deus que lhes desse um borralho pelo menos decente. Os ricos, no Brasil, nas águas de Ipanema, refrescavam os bolsos e esperavam melhores dias que acabaram por vir, inevitáveis.
Pois hoje, com os ricos a fechar as portas das empresas, os pobres a pedir esmola à porta do primeiro-ministro, e os políticos a perorar como pitonisas ébrias, só me resta ver no canal 2, o da Cultura, a vida erótica dos caracóis e dos louva-a-deus em prime-time, comentada em americano rasca.



Armando Silva Carvalho

Armando Silva Carvalho e Maria Velho da Costa - O Livro do Meio - ed. Caminho